quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Dira Paes intensificou o Pilates para personagem

2014_08_0500-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-dira-paes-Site

A bela é uma ótima atriz e uma mulher muito charmosa. Chegar linda assim aos 45 anos não é pra qualquer um. E um dos segredinhos dela é exercitar-se sempre. Isso mesmo, manter o corpo em movimento, nunca ficar parada!

Dira Paes pratica Pilates, trabalhos aeróbicos e exercícios localizados. E recentemente, intensificou o Pilates para ficar ainda mais gata para o próximo papel que ela vai interpretar na novela das 11, ‘’ O rebu’’.

‘’ Intensifiquei o Pilates. Tenho uma disposição natural para o exercício. Ao longo da minha vida, nunca fiquei sem atividades físicas. Comecei com atletismo na escola, fiz balé, jazz, capoeira, arco e flecha, expressão corporal, dança de salão… O ator vai se movimentando’’, conta a atriz.

Para viver a policial na novela, Dira trabalha o corpo misturando aeróbicos, alongamento, musculação, ginástica localizada e elástico.

‘’ Tento me exercitar três vezes por semana. Ano passado, só deu uma vez por semana. Procuro equilibrar, gosto de atividade que você sua, transpira, troca energia, joga toxinas fora. Acho que tudo isso deixa o ator bem desperto’’, declara.

O dia-a-dia de atores e atrizes não é fácil, mas com uma atividade física bem feita, é impossível não ter energia, não é mesmo?






segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pilates aplicado a Doença de Parkinson

2014_08_0500-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-parkinson-Site

O método Pilates apresenta muitos benefícios que visam à prevenção e a redução dos riscos de lesões, além de trazer alívio às dores crônicas, especialmente os problemas de coluna. A técnica abrange todo o corpo de maneira uniforme e busca fortalecer, equilibrar e alongar a coluna vertebral, proporcionando descompressão das tensões existentes.

Por esse motivo, o Pilates é uma técnica muito indicada para a reabilitação de pacientes com mal de Parkinson, uma doença neurológica que se caracteriza principalmente pela lentidão dos movimentos, rigidez muscular global e tremores em áreas específicas do corpo, ou mesmo generalizados. Ainda há a possibilidade de o paciente apresentar alterações e desequilíbrios na postura, dificuldades na fala e movimentos.

Uma vez que os movimentos do Pilates são controlados, eles podem fazer uma enorme diferença para pessoas com mal de Parkinson, pois os sintomas podem ser retardados e até mesmo controlados. São melhoras que podem ser notadas muito cedo pelos próprios pacientes: o andar, o equilíbrio, a força muscular e o alongamento da musculatura rígida.

A estimulação a prática deve ser feita com todo o cuidado, observando as especificidades de cada paciente. Os exercícios de solo ou com a utilização de aparelhos e acessórios, contribuem para a manutenção do equilíbrio da consciência e da movimentação corporal e minimizando os sintomas.

Durante uma aula, o instrutor deve fazer o aluno se mexer o máximo possível, realizar exercícios de alongamento, como o gato de frente na cadeira, leg press no reformer, série de costas no reformer. E evitar posições de risco, tais como, exercícios com a caixa em cima do Reformer, exercícios em pé em cima do Cadillac.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Você tem problema de postura? Já pensou em praticar ioga ou pilates?

Exercício equilíbrio Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)
Fazer exercício em desequilíbrio ajuda a treinar o equilíbrio (Foto: Mariana Palma/G1)

Você já parou para reparar na sua postura? Como você se posiciona quando senta ou anda? 
O médico do esporte Gustavo Magliocca alertou que ter a postura correta é questão de saúde, porque pode evitar dores e diversos outros problemas nas articulações, ligamentos e tendões. Uma das dicas para se manter na posição correta é fortalecer os músculos e treinar o equilíbrio e a flexibilidade.
Existem alguns exercícios que não só fortalecem a musculatura, como também ajudam a melhorar o o equilíbrio e o alongamento, como ensinou a terapeuta Mônica Monteiro - de joelhos no chão e com uma das pernas dobrada à frente do corpo, por exemplo, já é possível treinar esses três fatores. No entanto, é importante manter o abdômen contraído e a postura correta, como mostra a imagem abaixo.
Exercício de fortalecimento Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)
De joelhos e com uma perna levantada, é possível trabalhar força, alongamento e equilíbrio, como mostra a terapeuta corporal Mônica Monteiro (Foto: Mariana Palma/G1)   
Uma pessoa sedentária pode ter mais dificuldades em manter a posição nesse exercício, mas é questão de treino. Por isso, é fundamental trabalhar a flexibilidade e a força, que geram um efeito positivo na postura. O pilates e a ioga, por exemplo, também são atividades que melhoram a postura, além de ajudar a treinar força, equilíbrio e consciência corporal.

Acesse o site:  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/confira-dicas-de-exercicios-que-ajudam-trabalhar-forca-e-equilibrio.html  e confira a matéria completa e os vídeos com dicas de exercícios.