quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cássia Kiss aposta no Pilates aos 56 anos

2014_02_0061-cassia-kiss-Site
Praticante de exercícios físicos desde os 15 anos, Cássia já adotou vários tipos de atividades para estar sempre em movimento. Já fez balé, circo, alongamento e Ioga. Atualmente a atriz Cássia Kiss, 56, considera ter atingido seu “auge” com a prática do Pilates. Adepta do método há mais de três anos, a atriz garante que a atividade que a faz sentir-se bem é o Pilates.
“No Pilates você trabalha o corpo inteiro, ganha consciência corporal e essa consciência você leva para tudo, todas as atividades do seu dia. Se vai andar de bicicleta, fazer musculação ou caminhar, você trabalha isso”, explica a atriz.
Uma das principais razões que fizeram a atriz procurar o Pilates foi uma lesão que sofreu na lombar. Quando não está gravando, ela frequenta as aulas três vezes por semana, mas quando as gravações estão mais intensas Cássia tenta ir às aulas pelo menos uma vez na semana. “O Pilates é a única coisa que me deixa bem”, garante ela.
Cássia tem uma  elasticidade impressionante aos 56 anos. ”Cada aula é uma nova descoberta, sempre estou aprendendo. Assim, no gerúndio mesmo, porque é dinâmico. Cada professor desenvolve uma coisa diferente, mas dentro do método”, conta ela.
O estúdio em que Cássia pratica os exercícios segue a linha dos exercícios criados por Joseph Pilates, em 1926. A concentração e a disciplina são algumas das características que fazem Cássia alcançar o objetivo dos exercícios porque a atriz se considera muito exigente, tanto no trabalho como na prática de exercícios e na alimentação. ‘’Encontrar o Pilates pra mim é como se eu tivesse escalado o Everest’’ contou a atriz no programa Estrelas. ‘’Esse é meu instrumento para viver bem, não é para ter um corpo bonito’‘.
Quando está em um período em que não pode fazer exercícios por conta do trabalho, ela faz ao menos a saudação ao sol. Se o tempo disponível for um pouquinho maior, Cássia faz abdominais. “Se vou gravar, faço dentro do camarim a saudação ao sol, que dura um minuto, mas mexe o corpo inteiro. Ao menos isso eu faço”, revela.
A rotina alimentar da atriz começa cedo, quando arruma o lanche dos filhos para irem à escola. Todos comem frutas junto com iogurte natural e granola sem açúcar. “Lá em casa não tem açúcar”, conta. Os garotos levam um sanduíche de pão integral com queijo branco preparados por ela.
No almoço, há sempre arroz integral feito na panela de pedra, que vem acompanhado de agrião refogado, milho cozido, uma salada com rúcula e outras folhas verdes e peixe grelhado. Entre as refeições, Cássia come uma fruta ou uma gelatina feita em casa.
A atriz diz que é muito importante conhecer os alimentos, saber a origem, ver a embalagem, entender como se prepara, a quantidade, a temperatura. ‘’ Não adianta fazer uma salada e encher de sal ou fazer arroz integral com muita gordura”, explica.
Apesar da rotina disciplinada de alimentação, Cássia também se permite, uma vez a cada dez dias, comer uma pizza com a família. A atriz faz questão que a família se reúna para comer juntos à mesa.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

4 atitudes para prolongar sua vida

Estar bem consigo mesma é fundamental para garantir uma saúde física e psicológica.
Foto: Mari Queiroz
É possível viver mais? Sim. Fazer atividade física regularmente, manter uma dieta equilibrada, controlar o peso, evitar o stress e não fumar pode prolongar a vida em até 14 anos, aponta um estudo da Universidade de Cambridge e do Conselho de Pesquisa Médica de Norfolk, na Inglaterra. Mas dá para viver melhor? Com certeza. "Basta cultivar alguns hábitos simples, como almoçar na mesma hora todos os dias", garante o médico norte-americano David B. Agus, presidente do Conselho de Genética da Agenda Global, do Fórum Econômico Mundial, e autor do livro Guia Rápido para uma Vida Longa (Intrínseca). Confira algumas de suas sugestões:


1. Tenha uma rotina
Seu corpo ama a previsibilidade. Você acordou hoje na mesma hora que ontem? Vai almoçar no mesmo horário? "Uma das melhores formas de reduzir o stress e alcançar o equilíbrio é seguir uma rotina - até nos finais de semana e nas férias", diz Agus. Segundo ele, assim como você tem de tomar um remédio em determinada hora, é preciso manter a disciplina em relação aos horários do sono, das refeições e da atividade física.

2. Fique nua
Ok, todo dia você tira a roupa para tomar banho. Mas qual foi a última vez que se deu uma boa olhada - de frente e de costas - diante do espelho? "A pele é um indicador do estado do nosso corpo como um todo. Manchas, erupções e outras marcas podem sinalizar que algo não vai bem", alerta o especialista. Ainda vale apreciar a própria aparência. "Veja o quanto você está bem. Estar à vontade com sua imagem contribui para sua saúde física e psicológica."

3. Peça ajuda
Não presuma que você pode resolver tudo o tempo todo. "Esteja disposta a ceder e aproveite os benefícios da sabedoria e da experiência alheias, que podem ajudá-la a aliviar o stress diante de uma crise", sugere o médico.

4. Cultive um jardim
Não há nada que você possa comprar no supermercado ou na feira que se compare, em termos nutricionais, aos alimentos que colhe ao lado da sua cozinha e usa diretamente em suas receitas. Que tal começar cultivando ervas e temperos?