segunda-feira, 26 de maio de 2014

Pilates ameniza cólicas menstruais

TPM

Que mulher nunca sofreu, pelo menos uma vez, de cólicas menstruais? Às vezes, nem os remédios aliviam as dores. Para ajudar você, a Revista traz uma dica valiosa de um analgésico natural para “aqueles dias” em que você fica vulnerável. E sabe o que é melhor? Esse remédio é conhecido e adorado por muita gente. O nome dele? Pilates, é claro!
De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI), o Pilates proporciona alívio das dores da cólica menstrual. O método é uma alternativa ao uso de medicamentos e provou ter eficácia contra dores no ventre, náuseas, cefaléia, cansaço e diarreia.
A pesquisa foi aplicada com auxílio de dez alunas do curso de Fisioterapia, entre 18 e 30 anos. Elas passaram por dezesseis exercícios de solo e bola voltados para a região pélvica. Segundo as voluntárias, os incômodos causados pela cólica menstrual diminuíram radicalmente.
Isso ocorre porque o Pilates melhora o funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, tais como a bexiga urinária, as trompas, útero e intestinos, melhorando o equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo). Porém, os exercícios devem ser menos intensos enquanto estiver “naqueles dias”, e você deve procurar controlar ainda mais a respiração para conseguir diminuir as tensões que potencializam as dores menstruais.
O fenômeno que causa o bem estar pela realização de Pilates é chamado analgesia por exercício físico. É eficaz, pois trabalha força, alongamento e flexibilidade, além de ter o abdômen como centro de força.
Devido ao efeito relaxante do Pilates, a prática também diminui os efeitos psicológicos da TPM, como tensão, nervosismo, ansiedade, tristeza, fadiga, entre outros sentimentos. Dessa forma, todas as dores são amenizadas com os exercícios e o controle respiratório.
É importante também unir os exercícios a uma alimentação mais saudável e aumentar o fluxo sanguíneo do abdome, utilizando-se de uma bolsa térmica, pois o calor ajuda a relaxar os músculos contraídos na região.
Feitos de forma regular e moderada, essas atividades liberam a endorfina, que tem efeito analgésico natural. Então mulherada, vamos deixar os remédios de lado e investir numa alternativa que eleva o astral, diminui a tensão daqueles dias e ainda por cima relaxa e modela o corpo? Pra quê melhor, pilateiras?
Sigam estas dicas e tenham um próximo ciclo menstrual mais agradável.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Anote já! Expert ensina os segredos para uma pele perfeita


Dermatologista ensina truques para uma pele saudável e bonita (Foto: Thinkstock)
Dermatologista ensina truques para uma pele saudável e bonita (Foto: Thinkstock)
Expert em tratamento de pele, a Dra. Graça Silveira é autora do livro “Que pele!” e conversou com Marie Claire sobre os problemas mais comuns. Desde como se livrar da oleosidade, até mitos e verdades, e truques para rejuvenescer, ela nos contou todos os segredos para ter uma pele do rosto bonita e saudável.

ROTINA PRECIOSA
A principal chave para conquistar uma pele perfeita está em quatro passos essenciais, que devem ser repetidos todos os dias: limpar, hidratar, proteger - com filtro solar - e tratar a pele. Sempre, é claro, utilizando produtos que sejam indicados para o seu tipo de pele.

MITO OU VERDADE
Dra. Graça ressaltou que é importante utilizar o protetor solar, ao contrário do que pode parecer, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Ela explica que a luz fria, do inverno, também pode manchar a pele, além da perigosa radiação ultravioleta que atinge a pele mesmo através das nuvens. “As pessoas tem essa falsa ideia de que quando está nublado não tem radiação ultravioleta e tem”, diz.

XÔ, OLEOSIDADE
Se a sua pele é das oleosas, a dermatologista diz que é possível sim controlar o problema. Incluir a esfoliação na rotina é uma das maneiras mais simples. “A esfoliação é fundamental para turbinar a renovação celular”, explica a doutora.

SEMPRE JOVEM
Ela recomenda que sejam incluídos alguns produtos depois dos 30, como os com retinóides - classe de substâncias que podem ser ou cosméticos ou medicamentos, dependendo do tipo de ação que você desejar. Aos 40, também é interessante acrescentar cosméticos com fatores de crescimento epidérmico ou peptídeos, que trazem firmeza à pele do rosto. Fique em alerta para os cremes que se dizem anti-idade. “Existe uma grande confusão do que é um creme anti-idade. O filtro solar é um produto anti-idade”, diz a Dra. Graça. Mais importante do que o que está escrito na embalagem, é ficar atento à composição dos produtos.
Para um efeito mais eficaz, a dermatologista recomenda a busca por tratamentos de preenchimento, onde medicamentos e substâncias específicas são injetadas direto na pele.

FRIO VS. CALOR
Qualquer estação exige exatamente o mesmo cuidado com a pele, mas é importante levar alguns fatores em consideração. No intenso inverno, por exemplo, tome cuidado com as manchas de pele. A derme, também, costuma ficar mais seca durante o tempo frio. Já no calor, a pele passa a produzir mais de seu hidratante natural, o sebo. Para quem está pensando em investir em um tratamento no consultório, a doutora deixa a dica: “O frio sempre é bom para fazer procedimentos de consultório”.

ATENÇÃO NA HORA DA COMPRA
É fácil de se confundir com a quantidade de cosméticos que existe no mercado, hoje. Para nos ajudar, a Dra. Graça ensina como procurar o produto certo para sua pele, desde maquiagem até cremes hidratantes. No caso das peles oleosas, procure pelo princípio ativo ácido hialurônico, ou pelas palavras-chave ‘oil-free’ ou ‘não comedogénico’. “Significa que não vai criar cravo, não vai entupir o poro”, ensina ela. “Se você tem uma pele muito seca, princípios ativos emolientes, como a lanolina, óleo de palma”. Para quem tem a pele muito sensível, vale investir em produtos hipoalergênicos.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pilates pode melhorar saúde de idosos e crianças


Os exercícios podem melhorar a flexibilidade e a respiração. A técnica é indicada principalmente para a terceira idade, pois ajuda a tonificar os músculos. Veja!

http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/videos/pilates-pode-melhorar-saude-de-idosos-e-criancas/idmedia/4e9d81333d148e58aa6beb21.html

Já conhece o Pilates e seus benefícios?! Agende seu horário na CORPORAL e venha conhecer!


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sete dicas para transformar a atividade física em hábito e manter o corpo em forma



PARA UM CORPO SEMPRE EM FORMA, TORNE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS HABITUAIS EM SUA ROTINA (Foto: Thinkstock)
Ir à academia ou praticar alguma atividade física todos os dias pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas - ainda mais quando o tempo é curto. Com isso, os exercícios se transformam em obrigação ou até ficam em segundo plano. Porém, eles devem ser habituais na rotina de uma pessoa. Marie Claire listou sete dicas que vão ajudar a encaixá-los no dia a dia e entrar em forma.

MESCLE OS EXERCÍCIOS - Você não precisa fazer sempre o mesmo treino de musculação ou correr todos os dias na esteira. Alterne as atividade físicas para não cair na monotonia. Faça yoga em um dia e no outro um exercício aeróbico, por exemplo. Se você não ficar entediada, terá mais vontade de continuar frequentando a academia.

OCASIÃO PERFEITA NÃO EXISTE - Não comece a fazer exercícios uma semana antes de uma festa só para usar "aquele" vestido. Você irá se exercitar mais do que deveria para perder peso rápido e ficará exausta. Além disso, há grandes chances de parar com as atividades depois que o evento passar. Os exercícios precisam fazer parte do seu lifestyle e não serem exclusivos da vaidade.

EXERCITE-SE NO SEU TEMPO LIVRE - Não importa se você só tem 15 minutos para se dedicar a isso. Use esse pequeno tempo. É melhor fazer pouco exercício do que não fazer nenhum. Se você praticamente não tem horários livres para ir à academia, faça polichinelos em casa, por exemplo, com uma música alta que dê ânimo.

BEBA MENOS - Durante a semana, tente ao máximo evitar o consumo de álcool. Os dias já são exaustivos sem você beber. Mas se tomar um drink em uma segunda-feira, você não conseguirá acordar cedo para malhar no dia seguinte. Estudos indicam que uma noite de bebedeira para a mulher faz com que ela durma mais nos outros dias, pois o álcool dimunui os níveis de energia no corpo. Então, deixe para beber nos finais de semana.

MEXA-SE MESMO COM OS MÚSCULOS DOLORIDOS - Não faça exercícios intensos, como levantar peso, quando estiver com dores musculares. Mas uma corrida leve ou caminhada podem ajudar a aliviar esse incômodo mais rapidamente do que quando você corta os exercícios e espera a dor passar.

DURMA BEM - Quanto mais você se exercitar, mais desejará por uma boa noite de sono. É como um ciclo vicioso. Se você dorme à meia noite e precisa acordar bem cedo para uma aula de pilates, por exemplo, isso pode não funcionar direito. 

FOQUE EM COMO IRÁ SE SENTIR - A maioria das pessoas tendem a fazer academia apenas para ficarem com o corpo bonito, mas antes disso é mais importante se sentir bem. Os exercícios físicos precisam ajudar a ter mais energia e disposição durante o dia. Se você conseguir isso, ficará estimulada para continuar com as atividades. Como consequência, conseguirá também manter a forma.


Deixe a preguiça de lado e venha conhecer o Pilates!