segunda-feira, 28 de abril de 2014

Osmar Prado e o Pilates na cura do câncer

Revista Pilates_OSmar Prado.png 
Osmar Prado acaba de se curar de um câncer na garganta. Dentre outras coisas, o ator disse que o Pilates, que sempre praticou, o deixou uma pessoa mais saudável, o que facilitou o processo de recuperação. Veja a declaração do ator no site Globo.com:
“Atribuo a cura do câncer na garganta à rotina que sempre tive. Ao longo da vida, sempre pratiquei Pilates, me alimentei bem, dormi cedo e nunca bebi.
Nunca deixei de trabalhar nem quando descobri a doença, nem quando fiz a minha segunda cirurgia. Hoje já recuperei meu peso e minha massa muscular com ajuda de uma nutricionista e suplementos. Costumava correr oito quilômetros por dia. Estou voltando aos poucos”, contou o ator.
Com a doença, Osmar descobriu que é um ser finito e que viver é o melhor remédio para a cura de qualquer mal. “Estou com 66 anos. Amo minha mulher e minha filha e saí mais fortalecido com essa doença. A luta que a gente trava para superá-la deixa a gente forte. Estou plenamente consciente das minhas limitações e fragilidades. Descobri que sou um ser finito”.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dicas de como manter a postura correta nas atividades do dia a dia


Dirigir, carregar uma sacola, escovar os dentes, calçar um sapato. Essas ações tão comuns do nosso dia a dia, que normalmente executamos sem prestar muita atenção, podem ser verdadeiros inimigos da coluna quando feitas da maneira incorreta. Os erros posturais podem causar desconforto e/ou dor em toda a coluna, desde a parte lombar, torácica, até a cervical.
Se esses gestos se tornarem repetitivos, podem surgir alguns desalinhamentos na coluna como a escoliose (desvio lateral), a hiperlordose (aumento da curvatura) ou a hipolordose (diminuição da curvatura). Além disso, com a sobrecarga das articulações pode ocorrer restrição no movimento na região afetada.
Dicas de como manter a postura correta nas atividades do dia a dia Reprodução/Karen Bauer Scheffer
Levantar da cama corretamente
Evite fazer flexão do tronco, pois você prejudicará sua coluna lombar, causando grande tensão sobre ela. Procure deitar de lado e depois sente-se na cama com a ajuda dos braços. Assim, sua coluna não sofrerá sobrecarga alguma.
Pegar uma criança do chão
Para manter sua coluna alinhada, flexione os joelhos até que um deles toque o chão, e mantenha sua coluna ereta. Assim, o peso do seu corpo estará distribuído. Evite fazer flexão do tronco sem flexionar os joelhos, pois sua coluna e seus joelhos serão sobrecarregados.
Colocar a mala no carro
Mantenha sua coluna ereta e flexione os joelhos, para não sobrecarregar seu corpo, evitando fazer flexão somente da coluna.
Carregar malas ou sacolas
Procure distribuir o peso entre os dois braços, para não sobrecarregar apenas um lado, o que pode causar dor e desconforto.
Escovar os dentes ou lavar louça
Flexione um joelho e alterne com o outro (você pode usar, ainda, um apoio no pé), e mantenha sua coluna o mais ereta possível. O ideal é que a pia esteja na altura do seu umbigo.
Amarrar ou colocar seu calçado
Sente-se e coloque o pé em um apoio mais baixo, cuidando para sua coluna se manter alinhada. Evite fazer uma flexão exagerada da coluna.
Andar de bicicleta
Mantenha sua coluna ereta, evitando flexioná-la.
Levantar e carregar pesos
Quando for necessário levantar pesos, inicie com os joelhos flexionados e com o corpo próximo ao objeto que deve ser erguido. Faça força com as pernas, e não com a coluna, para levantá-lo.
Posição ao dormir
Ao dormir de barriga para cima, procure um travesseiro mais baixo, que não deixe seu pescoço flexionado. A postura mais indicada, entretanto, é de lado. Nesse caso, o travesseiro deve acompanhar o contorno dos ombros, para que seu pescoço não fique inclinado nem para cima e nem para baixo. E coloque, ainda, um travesseiro fino entre os joelhos, para não forçar o quadril. Evite dormir de bruços, pois sua coluna não estará alinhada na região do pescoço.
Passar roupas
Utilize uma base para apoiar os pés e troque-os quando a posição começar a cansar, isso manterá sua coluna reta. Cuide a altura da mesa de passar, tenha cuidado para não ser muito baixa, pois isso aumenta a curva da coluna durante o serviço.
Dirigir
Ao dirigir, procure manter sua coluna mais próxima possível do assento, deixando-a alinhada e apoiada. Mantenha seus pés semi-flexionados ao tocarem os pedais.